BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 22 de dezembro de 2007

Tablóides ganham em publicidade

Atualmente em dia a publicidade vem invadindo cada vez mais os jornais brasileiros, todos sabemos que para se produzir jornais é necessário um bom investimento e que nem sempre estes jornais conseguem um bom resultado em vendas, então fica inevitável a disponibilizarão de espaço para propagandas publicitárias.Antes para que uma empresa anunciasse em um jornal era preciso ter capital para este investimento, já que o valor cobrado é muito alto, o que leva somente empresas de grande porte fazer este tipo de divulgação. Empresas de pequenos portes não tinham um canal eficiente de divulgação e ficavam de mãos atadas, por não conseguiam divulgar nestes grandes jornais.Com o surgimento dos pequenos tablóides em Belo Horizonte criou-se espaço para estas pequenas empresas divulgarem seus produtos e serviços. Nos jornais Super Notícias e Aqui, grandes partes de seus espaços são disponibilizados a campanhas publicitárias, o que para os dois jornais é de grande importância já que seu valor de mercado é relativamente pequeno, estas propagandas devem ajudar no fechamento do mês destes tablóides.Ao comprarmos estes dois tablóides podemos ver que em todas suas páginas sem exceção, possui algum tipo de propaganda, um detalhe importante a ser considerado é que em quase todas as folhas destes tablóides populares seus anúncios chegam a ocupar meia página. Vários tipos de empresas vêm investimento cada vez mais em divulgação nestes jornais populares. Não é difícil chegar à conclusão de que para elas estes jornais são um excelente canal de divulgação, por serem baratos, e o número de unidades vendidas ser bastante elevado, estes tablóides conseguem chegar às casas de pessoas de várias classes sociais e de várias regiões da cidade, geralmente estas empresas produzem produtos e serviços voltados a pessoas mais simples, digamos que para pessoas de menor poder aquisitivo, elas acertam em cheio já que os públicos destes tablóides são exatamente estas pessoas mais simples, o que ajuda no sucesso dos números de publicações.Nestes jornais nem a capa do jornal é poupada, é comum vermos anúncios publicitários estampados ao lado das principais manchetes do dia.São variadas as empresas e produtos divulgados nestes pequenos jornais. Podemos ver anunciados em suas páginas, lojas de telefones celulares, materiais de construção, shoppings populares, consórcio de veículos divulgando várias formas de parcelamentos, anúncios de cursos pré-vestibulares, óticas, dentistas e até mesmo sex shoppings. Ao compararmos estas publicidades às de jornais como o Estado de Minas, podemos ver a diferença dos anunciantes. O Estado de Minas vende seu espaço a empresas de grande porte como bancos, grandes marcas de aparelhos eletrônicos, marcas de veículos e empresas especializadas em vendas de apartamentos de luxo, pelos tipos de produtos anunciados podemos ver a diferença do público alvo de cada jornal.Particularmente acho que o surgimento destes novos tablóides contribuiu para um aquecimento neste tipo de publicidade, porém acho que eles exageram no número de anúncios, e que seus leitores acabam perdendo com isto, pois suas reportagens que já são bem resumidas acabam perdendo mais espaço, o jornal pode esta ganhando mais publicidade mas esta perdendo cada vez mais em conteúdo.

0 comentários: